O novo CEO da WSL, Ryan Crosby, acaba de meter (epa!) o pé na porta do sistema criado pela própria entidade e anuncia retorno às raízes do circuito mundial.
No Boia 302, Júlio Adler e João Valente recebem Steven Allain, velho conhecido, sócio atleta do podcast, para ajudar a entender esse momento de transição.
Celebramos as vidas de Clyde Aukau, Nana Caymmi, Luiz Antonio Mello e Mike Peters e ainda teve um tempinho pra encaixar Burleigh de 1977 até 2025.
Na trilha, If You Want Me to Stay do Sly Stone, Hungry for Power do Azari & III e The Alarm com Sixty Eight Guns.
Burleigh 1977 – 2025
Mudanças na WSL
(Do swellnet)
As últimas notícias sobre a reestruturação da WSL foram anunciadas durante a noite. Ela é grande e abrangente. Vamos detalhá-la peça por peça.
1) A partir de 2026, o Pipeline Masters voltará para encerrar a temporada do Championship Tour. A WSL e a Vans – proprietárias do do Pipeline Masters – se separaram e não haverá mais o “Pipe Pro”.
A herança do Masters retorna.
2) O Pipeline Masters terá peso 1,5 em relação a todas as outras competições, ou seja, o vencedor receberá 15.000 pontos e o segundo colocado 11.700 pontos
3) O sistema Top 5 será eliminado e o título mundial será decidido novamente em um sistema de pontos cumulativos. No entanto, haverá uma sombra do sistema antigo no novo sistema.
4) No novo sistema, nove eventos da “temporada regular” serão realizados antes que os 36 homens e 24 mulheres sejam reduzidos a 24 homens e 16 mulheres para os dois últimos eventos da “pós-temporada” – nesta etapa, Abu Dhabi e Supertubos.
5) Os resultados dos dois eventos da pós-temporada decidirão os 8 melhores, que serão então classificados para a última competição do ano, o Pipe Masters. Todos os 36 homens e 24 mulheres que começaram a temporada – incluindo os que foram selecionados para os dois eventos pós-temporada – competirão em Pipe.
6) A classificação final da temporada e os títulos mundiais serão decididos pelos melhores nove de doze resultados de um surfista.
7) Por fim, a repescagem será eliminada em todos os eventos.
https://www.surfer.com/news/pipeline-will-decide-world-champions
Clyde Aikau


Luiz Antonio Mello
https://www.sescsp.org.br/editorial/a-maldita-que-entrou-para-a-historia
Nana Caymmi
Mike Peters
https://www.bbc.com/news/articles/c5y7mxzn9nlo
https://www.theguardian.com/music/2025/apr/30/mike-peters-obituary
